segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aprender a aprender?

Aprender, aprender, aprender... Será que é estar a prender conhecimento, ou prender-se à ideias adquiridas? Ou então prendê-las em si? Quem sabe, prender aquilo que nos é prendado pelo universo a cada instante e prendar-nos com tal prendimento... Será que tudo isso? Ou talvez um pouco disso? Nada disso? Céus, ainda tenho muito o que aprender... Apreender... Apreender na memória!

E caso um dia eu liberte e esqueça essas dúvidas e pensamentos, será que me esquecerei de aprender? Será que continuarei buscando aprender a aprender, aprender o que é aprender, buscando apreender conhecimento, mesmo sem saber? Aprender a aprender é importante para aprender, mas de que forma pode-se aprender a aprender se não aprendendo? Só aprendendo?

Aprender a jogar é importante para aprender a aprender, mas será que posso mesmo começar a jogar sem antes aprender? A forma de aprender a aprender é aprendendo, para enfim aprender a jogar, mas e o começo, será que existe outra forma? E da mesma forma, será certo que só se aprende a jogar... Jogando? Errando, ferindo-se, machucando, levando canetas e chapeuzinhos? Será que só assim se aprende?

Quantas palavras incertas e inseguras... Quando será que aprenderei a escrever com mais certeza, mais segurança? Será que da mesma forma, praticando, sabendo, escrevendo? Será só uma questão de aprender? Um aprendizado para cada interrogação... Ah, memória... Como vou apreender tanta coisa?

Um comentário:

  1. Aprendendo sempre, eu também estou nesta, há alguns dias a mais por aqui e... parece que estou começando a aprender agora!

    ResponderExcluir